Empresas de vários portes e segmentos a nível mundial utilizam os assessments seja para melhorar a eficiência de seus processos de seleção, desenvolvimento organizacional e de lideranças, planos de sucessão, planos de carreira ou fortalecimento de times.
Em um contexto atual cada vez mais competitivo em que vivemos, é natural que as empresas busquem formas de aumentar sua eficiência, multiplicando os acertos e reduzindo erros, prazos e custos.
É esse o impacto dos assessments. Trata-se de poderosas ferramentas, que se criteriosamente utilizadas, trazem vários benefícios para as organizações como melhora nos índices de contratações bem-sucedidas, redução da rotatividade de funcionários, aumento da produtividade e fortalecimento da cultura da organização.
Os assessments são ferramentas diagnósticas eficazes, que permitem mapear os pontos fortes e fragilidades de indivíduos, times e empresas, sendo utilizado pela área de RH para definir ações estratégicas, a fim de ajudar a empresa a manter sua competitividade e crescimento.
Uma organização que conhece efetivamente seus colaboradores e líderes que conhecem suas equipes, podem gerir talentos em prol dos resultados da empresa. Trata-se de um grande diferencial competitivo que se traduzirá em vários indicadores de negócio.
A partir deste entendimento, diferenças passam a ser bem vindas, onde o olhar volta-se para complementaridade e não para as diferenças. Conflitos são atenuados, aumenta-se a produtividade, engajamento, melhora o clima, os potenciais talentos são de fato aproveitados e todos ganham: indivíduos, times e organizações.
Para ampliar ainda mais o entendimento de como estas ferramentas de análise comportamental podem ajudar você e sua empresa, seguem 6 motivos para sua empresa aplicar em sua gestão.
Confiabilidade: Os assessments reconhecidos e confiáveis, uma vez que criteriosamente selecionados, fornecem informações precisas e valiosas para que a empresa possa agir estrategicamente em prol dos resultados que se deseja.
Retorno sobre o investimento: O diagnóstico preciso dos assessments, ajuda na identificação de potenciais talentos, melhor alinhamento do perfil ao cargo, na elaboração de programas de desenvolvimento mais assertivos, apoio para construção de equipes de alta performance, identifica pontos de fragilidade e com isso impacta diretamente na economia de tempo, dinheiro e demais recursos da empresa.
Aumenta a assertividade em processos de recrutamento e seleção: Contratar mal traz impactos negativos para as empresas. Uma pesquisa feita pela Career Builder apontou que organizações das 10 maiores economias do mundo tem experimentado grandes prejuízos associados a contratações de colaboradores que não tenham se ajustado ao trabalho. As ferramentas de análise comportamental por si só não garantem o sucesso da contratação, não devem ser utilizados como único critério de decisão, mas funcionam como ferramentas de apoio que aumenta consideravelmente a assertividade do processo, uma vez que traz clareza sobre o perfil ideal e a compatibilidade com o candidato através de metodologias validadas e com alta acuidade.
Desenvolvimento das lideranças: O primeiro passo para o desenvolvimento é o autoconhecimento. Nada acontece e nenhuma mudança ou melhoria é implementada se o indivíduo não tem consciência de suas tendências e padrões de comportamento bem como os impactos destes no meio. Só a partir da amplitude desta consciência é que poderá deliberadamente imprimir as ações necessárias para ser melhor líder em qualquer aspecto, seja nas relações interpessoais, comunicação, assertividade, planejamento, visão, enfrentamento, atitude, arrojo, coragem, etc. As ferramentas de análise comportamental fornecem informações valiosas que contribuem para a construção do Plano de Desenvolvimento de Liderança e diminui muito a resistência, uma vez que as considerações são fornecidas não de maneira parcial, mas através de uma ferramenta científica.
Aumenta a produtividade e Resultados organizacionais: A todo momento profissionais estão sendo alocados em funções totalmente desalinhadas com seus perfis e o custo desta inadequação é elevado para todos. Profissionais desmotivados, baixa performance, elevado nível de stresse, resultados medíocres, alta rotatividade, perda de talentos para a concorrência, entre outros. Agora imagine que estes perfis apresentados estivessem em suas funções ideias: Será que teríamos um aumento nas vendas? Um aumento no nível de satisfação dos clientes por um melhor atendimento? Um aumento da fidelização do cliente? E quanto a inovação? Melhoria dos processos, aumento de produtividade apenas por ter alguém que pensa fora da caixa, provoca mudanças e questiona o status quo.
Pessoas certas nos lugares certos traz lucro e o contrário, traz estagnação e prejuízo.
As ferramentas de análise comportamental mapeiam com muita clareza e assertividade os perfis e ajudam as empresas neste processo de colocar as pessoas nas funções que elas tem maior potencial para performar e, mais do que isso, ajuda a desenvolvê-las de forma mais assertiva em sua trajetória profissional.
Plano de Carreira: As ferramentas de análise comportamental podem contribuir em várias etapas da trajetória profissional. Um dos componentes principais para se obter sucesso na carreira é o ter clareza de seus principais talentos, pontos fortes, motivadores, pontos limitantes e suas tendências de comportamentos são informações estratégicas que uma pessoa pode utilizar para direcionar suas escolhas profissionais. Ferramentas de análise comportamental ou vocacional são muito úteis para quem deseja utilizar todos os seus recursos internos para investir em uma carreira de sucesso.
A medida que o profissional amplia sua consciência para seus talentos e potencialidades e utiliza essas informações na construção de seu plano de Carreira, otimiza melhor seus recursos, trabalha mais feliz, aumenta sua performance e constrói sua marca pessoal com muito mais facilidade. Da mesma forma, a empresa ter clareza sobre como este profissional pode contribuir com ela, prevendo comportamentos do profissional em relação ao ambiente de negócios, possíveis riscos e prováveis áreas de maior desempenho.
As empresas buscam eficiência e rentabilidade e para isso acontecer, todo tipo de ferramenta de apoio, sobretudo as validadas cientificamente são muito bem vindas.
Quer entender um pouco mais sobre o universo dos assessments?