6 Dicas de como aproveitar ao máximo o potencial dos estagiários
O que Ursula Burns, CEO da Xerox de 2010 a 2016, a qual consolidou uma carreira brilhante na gigante americana, Rodrigo kede, que já esteve a frente de empresas como IBM e Totvs e hoje é diretor geral de serviços de tecnologia global da américa do norte da IBM e Marcos Scalderai, que alcançou a presidência da Bombril aos 36 anos de idade tem em comum?
Todos iniciaram sua jornada profissional como estagiários.
São apenas alguns exemplos de como programas de estágio podem desenvolver jovens talentos e gerar vantagens competitivas para as empresas.
A busca por novos talentos é constante nas companhias modernas e o desenvolvimento, bem como a retenção, um grande desafio.
A crescente entrada no mercado de trabalho da geração Y, também conhecido como Millennials, nascidos entre 1980 e 2000, está mudando drasticamente a relação entre empregador e o empregado e as empresas que não entenderem e se flexibilizarem a essas novas demandas poderá perder talentos.
Para atender, devemos entender.
Seguem algumas características desta geração
São multi tarefeiros, ambiciosos e desejam crescimento rápido na carreira
São conectados e se engajam facilmente com novas tecnologias
Apreciam uma comunicação transparente
Valorizam a qualidade de vida
Sentem-se motivados em ambientes participativos, colaborativos e desafiadores
Buscam um trabalho significativo e com propósito
Buscam ser valorizados pelas empresas e uma hierarquia flexível
São questionadores e sentem necessidade de mudar o ambiente
A estimativa é que em 2025, 70% da força de trabalho no mundo seja composta por Millennials.
Entender essa geração e suas necessidades, permite atender a seus motivadores e potencializar o desenvolvimento de seus talentos, aumento da retenção e vantagem competitiva.
Se sua empresa possui programas de estágio, seguem 6 dicas de como potencializar esses jovens talentos.
Interação individualizada: As lideranças precisam fazer interações individualizadas, conhecer os pontos fortes, de melhoria dos jovens talentos, seus sonhos, aspirações, necessidades de desenvolvimento e como desejam ser apoiados.
Constantes feedbacks: Esta geração valoriza muito o feedback como meio de desenvolvimento. Por isso, é importante a empresa criar a cultura do feedback, fornecendo todo o apoio necessário e o acompanhamento da evolução de seu trabalho. É importante que estas interações não foquem apenas no que precisa ser melhorado, mas que valorizem seus talentos, pontos fortes, iniciativas e acertos. Outro aspecto importante é que sejam ouvidos e que suas considerações e opiniões a respeito da organização sejam consideradas pela gestão. Eles esperam estabelecer uma relação recíproca com seus líderes.
Fornecer senso de significado e propósito ao trabalho: Ajudar os jovens talentos a encontrar o significado do próprio trabalho e a importância da sua atuação no contexto organizacional, impacta positivamente no engajamento, produtividade, satisfação e retenção. É uma geração que quer ser bem sucedida, mas quer causar impacto no ambiente onde trabalham.
Modelo de trabalho flexível: Uma estrutura de trabalho rígida quanto a horários é algo que vai contra ao perfil desta geração, que prefere adotar um modelo mais flexível, permitindo equalizar melhor seu tempo e qualidade de vida. Uma boa estratégica, se assim o modelo de negócios permitir, é fornecer liberdade para trabalhar home-office algumas vezes por semana.
Investir em desenvolvimento – Uma grande fonte de motivação para esta geração é o desenvolvimento. Uma empresa que investe em qualificação está muito mais propensa a ter colaboradores engajados. Nos estados Unidos, os millennials citam o fator desenvolvimento como o mais importante para permanecer em uma empresa. Estudos apontam que esta valorização não é diferente para profissionais acima de 50 anos, que estão três vezes mais propensos a deixar o trabalho quando se sentem estagnados.
Definir metas claras e plano de carreira – Estabelecer metas claras e atingíveis e deixar claro que há possibilidade de crescimento dentro da organização é algo extremamente motivante para esta geração. Por isso, no processo de estágio, por exemplo, deixar claro quais resultados precisa entregar para ser efetivado, poder ser muito eficaz. Esta geração não gosta de ficar sem perspectiva de crescimento.
Tão importante quanto os requisitos técnicos são os comportamentais e selecionar estes jovens talentos é uma tarefa desafiadora.
Precisa de jovens talentos aderentes ao fit cultural de sua empresa?
Entre em contato conosco. Será um prazer entender suas necessidades.