Talvez você esteja estagiando, talvez esteja em busca de uma oportunidade de estágio.
Seja qual for sua situação, conhecer as habilidades que podem favorecer sua carreira, potencializar a conquista da oportunidade desejada, se manter nela e ascender na carreira, é um grande diferencial.
Quando olhamos com mais cuidado para um profissional de sucesso, com certeza ele não é perfeito, ninguém é, mas uma coisa é certo: ele produz resultados, entrega e tem um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que são importantes para o exercício de sua profissão. Sabem usar seus talentos para gerar resultados positivos, vencer adversidades e se adaptar frente ao novo.
Quando um selecionador busca um novo colaborador para uma oportunidade, ele avalia as hard skills e as soft skills dos candidatos.
Mas, afinal, o que são soft skills e hard skills?
Hard Skills são habilidades técnicas, tem a ver com o domínio de sua área de atuação, o conhecimento (ex: formação acadêmica, domínio de algum idioma, experiência,…)
Soft Skills são habilidades socioemocionais, ligadas aos comportamentos (ex: comunicação, criatividade, facilidade de trabalhar em equipe, etc,…)
Claro que para o exercício de qualquer profissão e o crescimento na carreira, as duas são super importantes e uma sustenta a outra. Imagine ter o domínio de alguma área de conhecimento e ser desprovido de inteligência emocional, resiliência, criatividade ou flexibilidade. Ao passo que ter as soft skills sem o conhecimento técnico necessário para fazer as entregas necessárias, também será um grande impeditivo para o avanço de sua carreira.
Uma característica presente nas pessoas de sucesso é a auto responsabilização, o que Julian B. Rotter em 1966 chamou de Lócus de controle interno. Ou seja, pessoas com locus de controle interno são mais propensas a assumir a responsabilidade por suas ações, são confiantes e protagonistas de suas vidas. Ao contrário, pessoas de locus de controle externo, são mais inclinadas a culpar forças externas pelas circunstâncias que se encontram, são mais influenciadas e delegam para o meio externo os acontecimentos de sua vida.
Ou seja, a maneira como percebemos os acontecimentos de nossas vida e carreira tem um impacto imenso sobre seus resultados.
Então, se você quer ter sucesso em alguma área de atuação, quais são as hard skills que precisa adquirir ou desenvolver? O que está fazendo a respeito? O que precisa deixar de fazer para começar agora a trilhar o caminho de seu sucesso profissional? Só depende de você.
Quando falamos de soft skills, segue um levantamento feito pelo World Economic Forum (Fórum Econômico Mundial), que questionou especialistas em recursos humanos e em gestão estratégica das maiores empresas do mundo e como resultado, são reveladas as 10 habilidades que os profissionais deverão possuir até 2020 para não sucumbir no mercado de trabalho.
São elas:
Faça uma autoanálise e veja quais habilidades você tem naturalmente, quais as que precisam ser desenvolvidas, quais as que precisam ser aprendidas. Você pode começar agora, mesmo na posição de estagiário. Lembre-se, sua vida profissional já começou. Não espere ser promovido a um cargo de liderança ou ter mais experiência. Comece já, comece agora, seja no desenvolvimento das hard skills importantes para sua carreira, seja nas soft skills.
Se precisar de ajuda, a TOP Estágios tem um conjunto de soluções como ferramentas de análise de perfil comportamental, assessments de carreira e career coaching, que aumenta o nível de autoconhecimento e te ajuda a construir estratégias para o avanço de sua carreira.
Abraço
Patrícia Murta
Sócia diretora da Top Estágios