Controle os controláveis e liberte sua força criativa.
Sempre que estamos no estado de ansiedade, medo, preocupação e angústia, estamos focando nos aspectos errados. Controle os controláveis e liberte sua força criativa. Vou explicar melhor.
Trazendo para a realidade que estamos vivendo, você não pode controlar a economia, as políticas públicas, o mercado de trabalho, a retomada do mercado e demais ações e consequências que não dependem de você.
Ao focar nestas questões, nos sentimos impotentes, fragilizados e até vitimados. Quando focamos em questões que não temos o poder de controlar, subutilizamos nossa força criativa e de solução de problemas. Nossa mente fica engessada, apequenada e somos tomados por sentimentos negativos, que drenam nossa energia e paralisam nossas ações.
Sempre devemos focar nos aspectos controláveis de qualquer situação, sobretudo nos momentos de crise. O que está sobre sua área de controle? suas atitudes perante os desafios, o que você faz e o que não faz, sua busca por conhecimento e aprimoramento, suas iniciativas, suas emoções, suas ações, o que decide aprender, começar e parar de fazer.
Faça o que tiver que ser feito e que dependa de você. Isso é focar nos aspectos controláveis.
Cada vez que se sentir impotente, pergunte-se: O que eu ainda não tentei? O que eu acredito e que pode estar me atrapalhando? No que eu tenho que passar a acreditar para tirar o melhor proveito desta situação? O que eu posso melhorar 10x mais? No que eu tenho que focar para dar a volta por cima? Existe alguém que estava em uma situação pior e conseguiu superar?
No fim das contas, nunca é o meio externo, mas como encaramos cada desafio.
Controle os controláveis, controle os controláveis.
Um abraço
Patrícia Murta
Sócia diretora de Top Estágios