O que acontece quando você contrata um profissional e verifica que por qualquer motivo, ele não atende as expectativas da empresa? Ou seja, ainda no período de experiência?
Você irá dispensá-lo, tendo que arcar com os encargos trabalhistas exigidos por lei. Se dispensá-lo após ele ter concluído o período de experiência, a empresa terá que pagar os dias trabalhados e o 13º proporcional. Se dispensar antes do período previsto de experiência, sem justa causa, a empresa terá que pagar metade daquilo que o trabalhador receberá até o final do contrato de experiência, além do 13º proporcional, e o acerto dos dias trabalhados.
Nos contratos onde permite rescisão antecipada, a empresa deverá pagar o aviso prévio, 13º proporcional além do FGTS acrescido de 40%.
Agora, o que acontece se você contratar um estagiário e verificar que não foi uma contratação bem sucedida?
Primeiramente vale lembrar que o contrato de estágio não caracteriza vínculo empregatício.
Portanto, a empresa está livre dos encargos trabalhistas. Você irá rescindir o contrato, pagar pelos dias trabalhados e o valor proporcional ao recesso remunerado. Mais nada.
Para que a contratação seja bem sucedida, é necessário que a a empresa faça um processo de seleção bem acurado, levando em conta não apenas os requisitos técnicos, mas os comportamentais. Hoje os recursos tecnológicos ajudam muito para proporcionar uma assertividade do processo de seleção.
Nós da Top Estágios utilizamos os melhores recursos da inteligência artificial para que sua empresa tenha o talento certo.
Gostaria de saber como funciona? Teremos imenso prazer em apresentar e verificar suas necessidades.
Patrícia Murta
Sócia Diretora da Top estágios