Por qual horário teu coração pulsa? 08:00 h de segunda ou 18:00 h de sexta-feira?
Sabe aquela emoção gostosa de querer que o tempo não acabe, que dure mais um pouquinho? É boa, né?
Nossa felicidade está, onde nosso coração está.
Só que “está” é uma condição presente e se você espera 18:00 h de sexta para ser feliz, projetando tua felicidade para o futuro, a conta não fecha.
Várias pesquisas evidenciam que o mundo está longe de ser considerado Feliz, sobretudo no trabalho. Um estudo feito pela Harvard Business Review, em parceria com The Energy Project com cerca de 12 mil executivos de diferentes empresas mostra que aqueles que enxergam algum propósito em sua atividade sentem 1,7 vez mais satisfação no trabalho, tornam-se 1,4 vez mais engajados, e, portanto, têm três vezes mais chances de permanecer no emprego atual.
Já um estudo mais recente, comandado pelo professor de Harvard Shawn Achor, descobriu que nove entre dez pessoas estariam dispostas a trocar uma porcentagem de seus ganhos ao longo da vida por um trabalho com mais propósito.
Felicidade tem a ver com honestidade, autenticidade, simplicidade, propósito e coragem.
Honestidade para olhar para dentro, fazer as perguntas certas e responder sem sabotagens: O que te faz feliz?
Autenticidade, para ser quem você é, a fim de entregar para o mundo a sua essência, a sua verdade a sua grandiosidade.
Simplicidade, pois a felicidade não está apenas nas grandes conquistas materiais ou realizações pessoais (MBA, carro, casa, promoção, dinheiro, fama,…), está sempre a nossa disposição o tempo todo e nas coisas mais simples da vida.
Propósito, pois a melhor forma de ser feliz é encontrar sentido, significado para se doar, colocar no jogo da vida nossos talentos, pontos fortes e essência para fazer outras pessoas felizes.
Coragem para ser o protagonista da nossa vida, tomar as decisões que só nós podemos tomar e mudar o que precisa ser mudado para ser feliz AGORA, independente da condição financeira, nível de instrução ou status.
Portanto, felicidade é uma decisão consciente de acessar um estado emocional que está sempre ali, com total abundância e a nossa disposição.
Não há segredos, milagres, não existe métodos prontos ou gurus capazes de te fazer feliz. Não são as situações, não é sua conta bancária, não é o que você tem ou possa vir a ter, é sobre ser quem você é, fazer o que ama, praticar seus pontos fortes, valorizar o agora e utilizar seus dons (sejam eles quais forem), para impactar positivamente as pessoas.
Por isso, o meu, o teu, o nosso happy hour tem que ser agora.
Metas, sonhos e objetivos são super importantes, mas se não estiverem associados ao seu coração, será mais uma conquista vazia e que te levará a desejar o happy hour de sexta-feira.
Sua felicidade está, onde seu coração está.
Descubra pelo “o que” seu coração pulsa e seja feliz agora.
O meu coração está feliz agora, neste momento, pois amo expressar meus aprendizados e insights para quem estiver disposto a receber.
Um abraço
Patrícia Lemos
Sócia diretora da Top estágios